A PepsiCo é uma empresa transnacional estadunidense com interesse na fabricação, comercialização e distribuição de lanches à base de grãos e bebidas com sede em Purchase, Nova York, EUA.
Figura 1 - Sede da PepsiCo em Purchase, Nova York
Fonte: Construction Kenya, Judy Mwende, 2011.
Em 2015 a gigante empresa do setor de alimentos, lanches e bebidas atingiu uma receita líquida superior a US$ 63 bilhões, colocada em 127ª na lista da Global Fortune 500, classificação das maiores corporações mundiais, conforme medido por sua receita.
Qualidade de vida no ambiente Organizacional da PepsiCo
Em Agosto de 2017, a PepsiCo consolidou o novo prédio que faz parte do projeto Unico, nome que faz uma alusão a junção das equipes, que estavam separadas em três prédios diferentes, em um único edifício em São Paulo e com o jeito único de ser dos funcionários da PepsiCo.
Marcus Vaccari, vice-presidente de Recurso Humanos destaca que o “UniCo” é mais que um prédio. “Ele é a síntese da cultura organizacional da PepsiCo que define quem somos, o que fazemos e como trabalhamos”.
Figura 2 - Prédio UniCo
Fonte: Divulgação, PepsiCo, 2017.
O “UniCo” foi criado pensando na valorização de um ambiente criativo e diverso, além de estimular a flexibilidade, cooperação e independência dos funcionários.
Home office, sala exclusiva para lactantes, espaço para massagens e áreas de convivência temáticas são iniciativas com foco no bem-estar que o escritório traz.
Programas de flexibilidade:
- Flex Time: flexibilizar os horários de entrada e saída;
- Flex Place: home office uma vez por semana;
- Flex Day: emendar feriados pré-definidos, folgar no dia do aniversário e posteriormente compensar as horas;
- Flex Office: mesas de trabalho são iguais e rotativas.
Figura 3 - Nichos de reuniões, trabalho e conversa
Fonte: Divulgação, PepsiCo, 2017.
Outro diferencial do edifício está nas sala de reuniões, algumas têm nomes e imagens de pessoas comuns, para que o cliente esteja sempre na mente dos funcionários. “Queremos nos certificar que estamos entregando o melhor para quem importa, nossos clientes e consumidores. Por isso, ao criar os ambientes, quisemos que nossos funcionários tivessem a sensação de estarem ao lado das pessoas que consomem os nossos produtos”, revela Vaccari.
Figura 4 - Nas salas de Reuniões
Fonte: Divulgação, PepsiCo, 2017.
Além disso, o prédio foi criado com base nas mais recentes e melhores práticas de construção sustentável, com certificação LEED Gold.
De modo que, todas essas iniciativas mostram que a PepsiCo se preocupa também com qualidade de vida dos funcionários que fazem do UniCo um lar.
Ética
Para Sócrates, filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga, ética deve respeitar às leis e a sociedade.
Em 2018 o Ethisphere Institute, líder global em definição e avanço dos padrões de práticas empresariais éticas, homenageou a PepsiCo como uma das 135 Empresas Mais Éticas do Mundo de 2018.
A avaliação é baseada na estrutura Quociente Ético (EQ), que analisa aspectos como ética, conformidade, liderança, sustentabilidade, reputação e inovação. Segundo Timothy Erblich, CEO do Ethisphere, as empresas homenageadas este ano apresentaram níveis recordes de envolvimento com seus stakeholders e as comunidades em que atuam.
Dessa forma, é indispensável para a PepsiCo agir de forma ética e responsável, dito isso, orientam seus colaboradores do mundo inteiro a terem uma postura de respeito, agirem com integridade e ética no ambiente organizacional, gerando uma atuação ética em suas atividades comerciais e responsabilidade para que atenda aos anseios de seus acionistas.
Transforma Comunidade
O Transforma Comunidade foi pensando por funcionários com uma vontade dos de estreitar o relacionamento com as comunidades vizinhas às nossas fábricas espalhadas pelo Brasil. É uma ação que vai muito além da assistência em produtos ou recursos. O diferencial desse trabalho e a participação dos funcionários. São eles que sugerem e escolhem as instituições que irão participar, sempre em ações voltadas para educação, esporte e desenvolvimento social.
A ação não para de crescer e só se multiplicar. Sendo lançado como um projeto- piloto, no segundo semestre de 2014, o Transformando Comunidades já impactou positivamente mais de 110 mil pessoas, com quase 1.100 voluntários atuando em cerca de 470 comunidades. Mais importante que os números são a empolgação e o engajamento dos colaboradores. Afinal, são eles que levam uma mensagem de alegria e esperança a milhares de famílias, em ações de incentivo à leitura, educação ambiental, atividades lúdicas e educativas, entre outras.
Agenda de sustentabilidade de 2025 para atender às novas necessidades de consumo e da sociedade
Em janeiro de 2016, Nova York a Pepsico Inc. A (NYSE: PEP) anunciou uma destemida agenda de sustentabilidade global destinada a estimular o crescimento contínuo da empresa de forma que possa atender às necessidades em progresso de mudança do cliente e da sociedade. Os cuidados da empresa, que incidem metas do ano em 2025 distinto para continuar o portfólio de produtos de alimentos e bebidas, cooperando para um sistema alimentar global mais sustentável e ajudar a tornar as comunidades locais mais prósperas.
- Empresa planeja continuar a transformar seu portfólio de produtos por meio da oferta de opções mais nutritivas de alimentos e bebidas, reduzir o impacto ambiental e instruir as pessoas ao redor do mundo.
- A expectativa é que pelo menos dois terços das bebidas da PepsiCo contenham 100 calorias ou menos de açúcares adicionados a cada dose de 355 ml (12 oz) até 2025, com maior foco em produtos zero e de baixas calorias.
- Com o propósito de 15% de melhoria na eficiência de água de sua cadeia de suprimentos agrícolas direta em áreas de alto risco hídrico até 2025- poupando o equivalente do total de água utilizada em operações de fabricação da PepsiCo.
- A instituição procura uma redução de 20% nas irradiações de gases do efeito estufa em toda a sua cadeia de valor, introduzindo a sua oferta de produtos agrícolas, até 2030.
- Com colaboração com a PepsiCo Foundation, intenciona investir US$ 110 milhões em iniciativas de apoio para beneficiar pelo menos 12,5 milhões de mulheres e meninas ao redor do mundo.
Inclusão de Gênero
Para comemorar o mês do Orgulho LGBT em Junho de 2017, a PepsiCo lançou o salgadinho Doritos “Rainbow” no Brasil. O salgadinho ganhou uma versão colorida para uma campanha de inclusão de gêneros e apoiando à diversidade da PepsiCo. Trazendo a ideia que surgiu lá em 2015 nos Estados Unidos para o nosso país.
‘’Doritos Rainbow sintetiza o nosso desejo em contribuir com uma sociedade cada vez mais diversa, com indivíduos que se sintam livres e empoderados para serem o que realmente são”, afirma Daniela Cachich Vice-Presidente de Marketing da PepsiCo no Brasil.
Os fundos arrecadados tem como objetivo final auxiliar membros que participam do projeto da “Casa 1” que acolhe membros da comunidade LGBT que foram expulsos de suas casas e estão em situação de risco.
Fotografia 5 - Doritos edição arco-íris em apoio à diversidade e inclusão
Fonte: Papel Pop (2017)
Mulheres na visão da PepsiCo
Reconhecer que a diversidade é importante, independente de gênero, faz parte da agenda estratégica da PepsiCo com programas que visam assegurar que a diversidade seja respeitada, ouvida e tenha espaço para amadurecer dentro da organização, também com metas que visam aumentar cada vez mais a representatividade das mulheres em cargos de liderança.
Uma das curiosidades da agenda estratégica da PepsiCo é conter em seus processo seletivos, número igual de candidatos homens quanto mulheres.
A presença feminina dentro da companhia cresceu cerca de 30% em cargos de liderança sênior e 40% em cargos júnior no Brasil, graças a iniciativa global da empresa, chamada “Mulheres na PepsiCo”.
O programa “Doce Começo” proporciona licença maternidade de seis meses e acompanhamento especializado às mulheres na fase pré-natal, durante a gravidez e após o nascimento da criança, assistindo tanto a mãe quanto o recém-nascido, o programa foi criado pois foi averiguado que muitas mulheres deixam a vida profissional em média gerência, porque seu estágio de vida cria novas demandas pessoais que, muitas vezes, impedem que continuem exercendo sua vida profissional. Dificultando as escolhas quando não há flexibilidade do outro lado, principalmente no momento de saída e retorno da gravidez, fazendo com que as empresas percam muitas profissionais
Fotografia 6 - Ilustres Mulheres PepsiCo
Fonte: Facebook, PEPSICO BRASIL (2017)
Através do projeto Ilustres Mulheres ao longo de 2017 a PepsiCo contou em sua página no Facebook as histórias de dez funcionárias, com ilustrações de cada uma delas feita artista Carol Rossetti.
Sustentabilidade Ambiental A PepsiCo integra em sua estratégia de negócios a sustentabilidade, assim, deixando uma marca positiva na sociedade e no meio ambiente, conhecida na empresa por: Performance com propósito. A performance com propósito é a forma da empresa de trabalhar por um desempenho de alto nível, promovendo o desenvolvimento da companhia e fazendo o que é correto para a sociedade, o meio ambiente e a ética nos negócios.
Também é interessante a forma em como a empresa fabrica seus produtos, visando preservar preciosos recursos naturais e promovendo a responsabilidade ambiental dentro e além de suas operações, diminuindo o impacto ambiental causados com a sua produção. Sua cultura de participação incentiva o senso de propriedade do meio ambiente aos funcionários o que é de suma importância para a conscientização de todos os envolvidos.
A empresa fornece recursos para implementar seu sistema de gestão ambiental, de saúde e segurança que identifica, avalia e gerencia os riscos, que quando identificados a gestão acaba compartilhando em auditorias melhorias práticas ambientais que possam ser aplicadas para o aperfeiçoamento. Essas auditorias também supervisionam o cumprimento das normas da empresa, requisitos legais e aplicáveis das práticas adequadas de gestão ambiental. A PepsiCo conjuntamente possui uma avaliação de desempenho com métricas representativas que monitora o desempenho frente aos objetivos ambientais.
Pela observação dos aspectos analisados concluímos que a PepsiCo, uma das melhores empresas em Cidadania Corporativa, reconhece, valoriza e incentiva o engajamento, bem-estar e a inclusão dos seus funcionários, é responsável com a comunidade em que atua, agindo eticamente com seus stakeholders e de forma sustentável para com o meio ambiente para a melhor reputação da organização.
Referências
PEPSICO. Disponível em: < http://www.pepsico.com.br/>. Acesso em: 16 abr. 2018.
BOTEQUIM CULTURAL. Disponível em: <http://botequimcultural.com.br/a-etica-segundo-socrates-cabral-e-demostenes/> Acesso em: 2 mai. 2018.
INSTITUTE ETHISPHERE. Disponível em: <https://www.worldsmostethicalcompanies.com/honorees/>. Acesso em: 16 abr. 2018.
PEPSICO GLOBAL. Disponível em: <http://global2.pepsico.com/docs/librariesprovider11/politica_local_2017.jpg?sfvrsn=6>. Acesso em: 18 abr. 2018.
MUNDO DO RH. Disponível em: <http://www.mundorh.com.br/novo-escritorio-da-pepsico- reune-dinamismo-autonomia-e-criatividade/>. Acesso em: 18 abr. 2018.
PAPEL POP. Disponível em: <http://www.papelpop.com/2017/06/no-brasil- doritos-lanca- edicao-arco- iris-em- apoio-diversidade-e- inclusao/>. Acesso em: 18 abr. 2018.
ABERJE. Disponível em: <http://www.aberje.com.br/pepsico-incentiva-a-igualdade-de-generos-e-a-ampliacao-da-lideranca-feminina-no-mercado-de-trabalho-7/>. Acesso em: 18 abr. 2018.
PEPSICO. Disponível em: <http://www.pepsico.com.br/pt-BR/live/pressrelease/pepsico-lança-a-agenda-de-sustentabilidade >. Acesso em: 01 mai. 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário