Responsabilidade Social
Pode se dizer que responsabilidade social é a ação das empresas para trazer cultura e melhorias,econômicas e/ou sociais, para a sociedade.
Isto é, a empresa não tem apenas o objetivo de gerar lucro, mas também de trazer benefícios para seus colaboradores e para a comunidade na qual está inserida.
O CIEE ,por exemplo, sempre procura investir na responsabilidade social. Um desses investimentos é voltado à inclusão dos jovens no mercado de trabalho. A empresa procura disponiblizar cursos, palestras e eventos totalmente gratuitos para que eles possam desenolver suas habilidades.
Ela é responsável também por promover ações de assistência social, como Programa de Alfabetização e Suplência Gratuita para Adutos, Programa de Capacitação e Formação Complementar de Moradores de Rua, entre tantos outros.
Conheça os projetos e campanhas institucionais desenvolvidas pelo CIEE:
Adolescência e Cidadania
Alguns participantes do Programa Adolescência e Cidadania
Criado em 1992 pelo CIEE São Paulo e operacionalizado pelo CIEE/Espírito Santo, o Programa Adolescência e Cidadania conta com a participação de empresas dessas regiões e tem o apoio das Secretarias Municipais da Educação e da Ação Social. É dirigido para jovens de família de baixa renda e promove seu crescimento pessoal e sociabilização através do eixo "trabalho, lazer, estudo". Participam do Programa profissionais e estagiários que fazem o acompanhamento dos jovens, tanto no período de trabalho nas empresas quanto nos Encontros de Lazer, realizados nos fins de semana. A iniciativa oferece aos jovens cursos como computação, mecânica de automóvel e datilografia, entre outros, além da oportunidade de participar de atividades para sua profissionalização nas empresas.
Programa CIEE de Alfabetização e Suplência Gratuita para Adultos
Adultos e idosos beneficiados no Programa de Alfabetização e Suplência
Funcionando desde 1997, em parceria com empresas de diversos segmentos, já beneficiou milhares de jovens e adultos, suprindo carências na formação educacional. Por meio da alfabetização funcional, suplência de 1ª a 8ª série do ensino fundamental e médio, trabalhadores e pessoas da comunidade desenvolvem sua escolaridade e evoluem profissionalmente. Ao final do Programa, os alunos são certificados pela rede oficial de ensino. Todos os alfabetizadores e monitores, são estudantes estagiários dos cursos de Letras, Pedagogia e Matemática, que têm nesse projeto sua primeira oportunidade de aprendizado prático em seu futuro ambiente profissional.
Programa CIEE de Orientação e Informação Profissional
Palestra de Orientação Profissional
O CIEE oferece gratuitamente o Programa CIEE de Orientação e Informação Profissional que é essencial para que os jovens possam desenvolver e amadurecer a escolha profissional, identificando suas habilidades e aptidões para atuarem no mercado do trabalho. O Programa é dividido em atividades, de acordo com o perfil do interessado:
• Grupos de Orientação Profissional: Por meio de dinâmicas são abordadas habilidades, características individuais, o autoconhecimento, integrando os sonhos com a realidade e auxiliando na escolha profissional.
• Palestras “Carreira: Projeto de Vida”: Esclarece sobre o processo de planejamento de carreira, contribuindo para o sucesso profissional.
• BIPE (Banco de Informações Profissionais e Educacionais): A escolha da profissão pode ser uma difícil tarefa, caso não esteja cercada de informações completas e atualizadas sobre cursos, escolas, profissões e mercado de trabalho. O BIPE proporciona esse conhecimento para os estudantes, professores, pais e profissionais em geral. As escolas relacionadas no BIPE são parceiras do CIEE São Paulo e autorizam o estágio.
Campanha Antidrogas
Imagem promocional da Campanha Antidrogas
O Brasil já é o segundo maior consumidor de drogas do mundo. Só perde para os Estados Unidos. Nas escolas de classe média, a prática é corriqueira, provando que a camada da população de maior poder aquisitivo é também grande usuária de drogas. Os dados são do cientista social Argemiro Procópio, que pesquisou tudo que foi publicado nos últimos cinco anos sobre a produção, o tráfico e o consumo de drogas no Brasil. Preocupado com a dimensão do problema, o presidente Fernando Henrique Cardoso escolheu o CIEE como um dos pilares de uma campanha nacional de combate aos entorpecentes. O CIEE é a instituição estratégica da campanha, por atuar diretamente com estudantes, público-alvo no combate aos entorpecentes. Em parceria com faculdades e universidades, a instituição utilizará sua rede de mais de 220 unidades espalhadas pelo País para distribuição de material informativo e conscientização da população jovem sobre o problema.
Capacitação e Formação Complementar de Moradores de Rua
Imagem promocional do Programa de Capacitação para moradores de rua
O CIEE, em parceria com a Prefeitura de São Paulo (Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Direitos Humanos), oferece oficinas e cursos de capacitação para moradores de rua. Uma ação que visa beneficiar as pessoas em situação de fragilidade social na capital paulista e servir de alicerce para a luta contra o preconceito e a redução da pobreza na metrópole.
Os cursos e oficinas do CIEE são oferecidos gratuitamente aos interessados que moram nas ruas, e antes de iniciarem a capacitação, passam por triagem feita pela Prefeitura.
As oficinas têm carga horária de 12 horas, distribuídas em três dias e são realizadas no Prédio-Escola CIEE, na rua Maria Paula, 212, no centro antigo de São Paulo/SP. O CIEE também fornece material didático, lanche e encaminha os participantes para programas de estágio e aprendizagem em empresas parceiras.
Fonte: CIEE- Centro de integração Empresa Escola.
Disponível em: http://www.ciee.org.br/portal/institucional/inst.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário