terça-feira, 1 de maio de 2018

Natura - Relacionamento com Stakeholders





ÉTICA E RELACIONAMENTOS COM STAKEHOLDERS


RESUMO
Este trabalho examina a cidadania corporativa com foco em sua ética e responsabilidades com stakeholders desenvolvida pela Natura S.A, uma empresa de capital aberto, com atuação na área de cosméticos e saúde, apontada pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social por seis anos consecutivos, como destaque por sua atuação social.
 Para alcançar os objetivo proposto deste trabalho e montar um blog, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o embasamento teórico dos conceitos de ética e um estudo da empresa, tendo em foco o relacionamento de seus stakeholders e seu público alvo.

 
INTRODUÇÃO
A Natura é uma empresa que visa construir uma sociedade mais justa, igualitária, participativa e democrática priorizando sua ética e transparência.
Por sua vez a Natura, valoriza características como honestidade, integridade e transparência em todas as suas atividades.
 A empresa Natura demonstra uma grande preocupação com o retorno do público, em relação aos seus esforços para manter e garantir sua ética e transparência. A empresa desenvolve pesquisas para mensurar os níveis de favorabilidade e aceitação de suas ações e politicas.

A NATURA E SEU RECONHECIMENTO
 A Natura é reconhecida por sua transparência e ética. Em 2016, recebeu o Selo Pró-Ética do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União e por cinco anos (2012 a 2016) foi eleita a empresa mais ética na categoria de Saúde e Beleza pelo Instituto EthiSphere.
 Para que isso se mantenha, todos os colaboradores devem ter segurança sobre o que podem ou não fazer e denunciar práticas que não estejam em conformidade com os pilares e normas da companhia.
 Em 2000, a Natura foi uma das primeiras empresas a aderir ao Pacto Empresarial pela integridade e contra a corrupção.
 Vale ressaltar que em 2018, a Natura ganhou mais um Título importante, homenageada pela oitava vez consecutiva, a companhia é a única brasileira, em uma lista de 135 empresas globais, a receber um prêmio que visa premiar as empresas mais éticas do mundo.

RELACIONAMENTO COM STAKEHOLDERS
A Natura é uma empresa que tem uma grande preocupação com seu público, sendo assim, promovem grandes campanhas e projetos sociais e ambientais, ela sempre está disposta e inovar em suas tecnologias em prol de seus consumidores.
Para promover uma igualdade cada vez maior e uma inclusão social, a natura é pioneira em campanhas que abordam o tema: LGBT.
 Em uma de suas campanhas, a Natura foi em busca de uma comunicação mais representativa e trouxe um casal de lésbicas para protagonizar uma de suas campanhas.
 Pra a Natura não existe fronteiras raciais, religiosas ou sexuais.
 Com um relacionamento cada vez mais próximo, a Natura tem estimulado a atração de consultoras cada vez maior. Hoje em dia a Natura supera o número de 1 Milhão de revendedoras no país.

CONCLUSÃO
Podemos concluir que há uma grande importância da ética empresarial, tanto para seus stekeholderes, quanto para seus concorrentes, sendo assim, uma empresa tendo grande reconhecimento por sua transparência e honestidade, acaba se tornando uma empresa mais competitiva.
 A importância da ética nas empresas cresceu a partir da década de 80, com a redução das hierarquias e a consequente autonomia dada às pessoas. Os chefes, verdadeiros xerifes até então, já não tinham tanto poder para controlar a atitude de todos, dizer o que era certo ou errado. (JACOMINO, 2000, p.29)
 Quando uma empresa atua de forma transparente e legal, ela passa para seus consumidores uma boa imagem, não somente para seus consumidores finais, como seus próprios colaboradores e funcionários, que tendem a se adequar as práticas da organização.
 Para a Natura, que visa sempre enaltecer suas políticas éticas, é de extrema qualidade buscar firmar um acordo de transparência com seu público. A qualidade é outro item muito importante, seja a qualidade de seus produtos, como a qualidade do produto/serviço a ser vendido, como um pós-venda eficiente e prazos de entrega a serem cumpridos.
 Portanto, pode-se dizer que diante de um mercado cada vez mais competitivo, exigente e rigoroso, as empresas estão buscando se desenvolver, criando uma relação cada vez mais solida com seus clientes e colaboradores. Procurando sempre inserir práticas sociais, ambientais e sustentáveis. A transparência e a ética são exigências pelo mercado, porém cada vez mais, os clientes buscam empresas e organizações que não visam somente o lucro e sim praticais inovadoras e que agreguem algo à sociedade.


REFERÊNCIAS

Natura supera marca de 1 milhão de revendedoras no Brasil
Disponível em: <http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/natura-supera-marca-de-1-milhao-de-revendedoras-no-brasil/n1238111839497.html>
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:26
Casal lésbico é protagonista de comercial do Dia dos Namorados da Natura
Disponível em: <https://www.huffpostbrasil.com/2017/05/17/casal-lesbico-e-protagonista-de-comercial-do-dia-dos-namorados-d_a_22095493/>
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:31
Natura é a única empresa brasileira entre as 135 mais éticas do mundo
Disponível em: <
http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/7280244/natura-unica-empresa-brasileira-entre-135-mais-eticas-mundo>
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:28
JACOMINO, Dalen. Intoxicação High Tech: o escritor e futurólogo John Naisbitt critica nossa passividade diante da tecnologia. Você S.A. ed 86 ago 2005. São Paulo.
Ética e Compliance
Disponível em: <http://www.natura.com.br/etica-e-compliance>
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:33
Natura recebe selo Pró-Ética 2017
Disponível em: <
http://www.natura.com.br/e/natura-recebe-selo-pro-etica-2017>
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:35























Nenhum comentário:

Postar um comentário