ÉTICA
E RELACIONAMENTOS COM STAKEHOLDERS
RESUMO
Este trabalho examina a cidadania corporativa com
foco em sua ética e responsabilidades com stakeholders desenvolvida pela Natura
S.A, uma empresa de capital aberto, com atuação na área de cosméticos e saúde,
apontada pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social por seis
anos consecutivos, como destaque por sua atuação social.
Para alcançar os objetivo
proposto deste trabalho e montar um blog, foram realizadas pesquisas
bibliográficas sobre o embasamento teórico dos conceitos de ética e um estudo
da empresa, tendo em foco o relacionamento de seus stakeholders e seu público
alvo.
INTRODUÇÃO
A Natura é uma empresa que visa
construir uma sociedade mais justa, igualitária, participativa e democrática
priorizando sua ética e transparência.
Por sua vez a Natura, valoriza
características como honestidade, integridade e transparência em todas as suas
atividades.
A empresa Natura demonstra uma
grande preocupação com o retorno do público, em relação aos seus esforços para
manter e garantir sua ética e transparência. A empresa desenvolve pesquisas
para mensurar os níveis de favorabilidade e aceitação de suas ações e
politicas.
A NATURA E SEU RECONHECIMENTO
A Natura é reconhecida por
sua transparência e ética. Em 2016, recebeu o Selo Pró-Ética do Ministério da
Transparência e Controladoria Geral da União e por cinco anos (2012 a 2016) foi
eleita a empresa mais ética na categoria de Saúde e Beleza pelo Instituto
EthiSphere.
Para
que isso se mantenha, todos os colaboradores devem ter segurança sobre o que
podem ou não fazer e denunciar práticas que não estejam em conformidade com os
pilares e normas da companhia.
Em
2000, a Natura foi uma das primeiras empresas a aderir ao Pacto Empresarial
pela integridade e contra a corrupção.
Vale
ressaltar que em 2018, a Natura ganhou mais um Título importante, homenageada
pela oitava vez consecutiva, a companhia é a única brasileira, em uma lista de
135 empresas globais, a receber um prêmio que visa premiar as empresas mais
éticas do mundo.
RELACIONAMENTO COM STAKEHOLDERS
A Natura é uma empresa que tem uma
grande preocupação com seu público, sendo assim, promovem grandes campanhas e
projetos sociais e ambientais, ela sempre está disposta e inovar em suas
tecnologias em prol de seus consumidores.
Para promover uma igualdade cada vez
maior e uma inclusão social, a natura é pioneira em campanhas que abordam o
tema: LGBT.
Em uma de suas campanhas, a
Natura foi em busca de uma comunicação mais representativa e trouxe um casal de
lésbicas para protagonizar uma de suas campanhas.
Pra a Natura não existe
fronteiras raciais, religiosas ou sexuais.
Com um relacionamento cada vez
mais próximo, a Natura tem estimulado a atração de consultoras cada vez maior.
Hoje em dia a Natura supera o número de 1 Milhão de revendedoras no país.
CONCLUSÃO
Podemos concluir que há uma grande
importância da ética empresarial, tanto para seus stekeholderes, quanto para
seus concorrentes, sendo assim, uma empresa tendo grande reconhecimento por sua
transparência e honestidade, acaba se tornando uma empresa mais competitiva.
A importância da ética nas
empresas cresceu a partir da década de 80, com a redução das hierarquias e a
consequente autonomia dada às pessoas. Os chefes, verdadeiros xerifes até
então, já não tinham tanto poder para controlar a atitude de todos, dizer o que
era certo ou errado. (JACOMINO, 2000, p.29)
Quando uma empresa atua de forma
transparente e legal, ela passa para seus consumidores uma boa imagem, não
somente para seus consumidores finais, como seus próprios colaboradores e
funcionários, que tendem a se adequar as práticas da organização.
Para a Natura, que visa sempre
enaltecer suas políticas éticas, é de extrema qualidade buscar firmar um acordo
de transparência com seu público. A qualidade é outro item muito importante,
seja a qualidade de seus produtos, como a qualidade do produto/serviço a ser
vendido, como um pós-venda eficiente e prazos de entrega a serem cumpridos.
Portanto, pode-se dizer que
diante de um mercado cada vez mais competitivo, exigente e rigoroso, as
empresas estão buscando se desenvolver, criando uma relação cada vez mais
solida com seus clientes e colaboradores. Procurando sempre inserir práticas
sociais, ambientais e sustentáveis. A transparência e a ética são exigências
pelo mercado, porém cada vez mais, os clientes buscam empresas e organizações
que não visam somente o lucro e sim praticais inovadoras e que agreguem algo à
sociedade.
REFERÊNCIAS
Natura
supera marca de 1 milhão de revendedoras no Brasil
Disponível em: <http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/natura-supera-marca-de-1-milhao-de-revendedoras-no-brasil/n1238111839497.html>
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:26
Disponível em: <http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/natura-supera-marca-de-1-milhao-de-revendedoras-no-brasil/n1238111839497.html>
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:26
Casal
lésbico é protagonista de comercial do Dia dos Namorados da Natura
Disponível em: <https://www.huffpostbrasil.com/2017/05/17/casal-lesbico-e-protagonista-de-comercial-do-dia-dos-namorados-d_a_22095493/>
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:31
Disponível em: <https://www.huffpostbrasil.com/2017/05/17/casal-lesbico-e-protagonista-de-comercial-do-dia-dos-namorados-d_a_22095493/>
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:31
Natura
é a única empresa brasileira entre as 135 mais éticas do mundo
Disponível em: <http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/7280244/natura-unica-empresa-brasileira-entre-135-mais-eticas-mundo>
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:28
Disponível em: <http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/7280244/natura-unica-empresa-brasileira-entre-135-mais-eticas-mundo>
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:28
JACOMINO, Dalen.
Intoxicação High Tech: o escritor e futurólogo John Naisbitt critica nossa
passividade diante da tecnologia. Você S.A. ed 86 ago 2005. São Paulo.
Ética
e Compliance
Disponível em: <http://www.natura.com.br/etica-e-compliance>
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:33
Disponível em: <http://www.natura.com.br/etica-e-compliance>
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:33
Natura
recebe selo Pró-Ética 2017
Disponível em: <http://www.natura.com.br/e/natura-recebe-selo-pro-etica-2017>
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:35
Disponível em: <http://www.natura.com.br/e/natura-recebe-selo-pro-etica-2017>
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:35
Nenhum comentário:
Postar um comentário