DIVERSIDADE E INCLUSÃO
RESUMO
Este trabalho examina a cidadania
corporativa, com foco em diversidade e inclusão, realizada pela empresa natura
S.A, uma empresa de capital aberto, com atuação no mercado de cosméticos e
saúde.
Para alcançar os objetivos
propostos deste trabalho e montar um blog, foram realizadas pesquisa
bibliográficas, sobre a responsabilidade da natura em prol da diversidade e
inclusão.
INTRODUÇÃO
A inclusão é um dos pilares da Natura, promover práticas para
beneficiar a sociedade é um compromisso púbico da empresa.
Para a Natura a gestão da diversidade é consolidada por políticas e
práticas bem estruturadas, para garantir igualdades de oportunidades.
Hoje em dia a sociedade nos orienta há ter práticas de igualdade e de oportunidade, independentemente de características como
gênero, raça, idade, origem ou orientação sexual. Isto é uma questão de justiça e
equidade social. Além disso, acreditamos que empresas mais diversas são mais
inovadoras. Talentos de diferentes perfis garantem pluralidade de perspectivas
e novas formas de pensar em soluções eficazes.
NATURA É RECONHECIDA POR SUAS PRÁTICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
NATURA É RECONHECIDA POR SUAS PRÁTICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
A Natura foi reconhecida como uma das “Melhores Empresas para
Trabalhadores com Deficiência” na categoria “Grande Empresa” da Global Award
for Good Practices in the Employment of Persons with Disabilities, promovida
pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Governo do
Estado de São Paulo.
Criado para valorizar e reconhecer publicamente as empresas
que promovem a inclusão de pessoas com deficiência em seu quadro de
colaboradores, a premiação tem o objetivo de estimular as organizações e aprimorar seus planos de inclusão profissional, com foco na construção e na
manutenção de um ambiente corporativo participativo, produtivo e igualitário,
em que trabalhadores com e sem deficiência, juntos contribuam para uma economia
sustentável e humanizada.
A Natura possui uma política de valorização e gestão da diversidade, compartilhada internamente, com orientações voltadas a boas condutas, tomadas de decisão e à intolerância à discriminação. Atualmente, a inclusão de pessoas com deficiência é um dos eixos prioritários de atuação da política. A Visão de Sustentabilidade da Natura, lançada em 2014, prevê que a empresa será geradora de impacto positivo para a sociedade até 2050 e apresenta desafios e compromissos a serem atingidos em 2020. Entre eles, está a meta de alcançar 8% de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores. Ao fim de 2015, esse índice estava em 5,5% – superior aos 5% exigidos pela legislação brasileira.
A NATURA E SUA PUBLICIDADE EM PROL DE TODOS
A Natura possui uma política de valorização e gestão da diversidade, compartilhada internamente, com orientações voltadas a boas condutas, tomadas de decisão e à intolerância à discriminação. Atualmente, a inclusão de pessoas com deficiência é um dos eixos prioritários de atuação da política. A Visão de Sustentabilidade da Natura, lançada em 2014, prevê que a empresa será geradora de impacto positivo para a sociedade até 2050 e apresenta desafios e compromissos a serem atingidos em 2020. Entre eles, está a meta de alcançar 8% de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores. Ao fim de 2015, esse índice estava em 5,5% – superior aos 5% exigidos pela legislação brasileira.
A NATURA E SUA PUBLICIDADE EM PROL DE TODOS
Em 2014, a Natura lançou no dia das mães, uma propaganda que
retratava uma família com duas mães e incentivou outras marcas a fazerem o
mesmo.
Para a marca ser engajada, é estar presentes em diferentes
públicos de consumidores.
Não é a primeira vez que a Natura insere diferentes grupos
sociais em sua publicidade, a missão da empresa é que as barreiras da sociedade
sejam cada vez menores.
CONCLUSÃO
Podemos concluir com este trabalho que, empresas que firmam um compromisso social e um compromisso de inclusão e diversidade, são cada vez mais bem vistas pela sociedade e principalmente pelo
seu público alvo.
No Brasil, a temática diversidade está ocupando cada vez mais a agenda estratégica das grandes
empresas. Além de ser uma questão ética e de respeito, a diversidade impulsiona
e potencializa os negócios, sendo considerada um conceito chave para o
crescimento das corporações.
REFERÊNCIAS
Entre erros e acertos, marcas avançam no
marketing LGBT
Disponível em: <https://exame.abril.com.br/marketing/erros-acertos-marcas-marketing-lgbt/>
Acesso em 17 de abril de 2018, 22:23
Disponível em: <https://exame.abril.com.br/marketing/erros-acertos-marcas-marketing-lgbt/>
Acesso em 17 de abril de 2018, 22:23
Natura é reconhecida por suas práticas para pessoas com deficiência
Disponível em: <http://profissionalenegocios.com.br/natura-e-reconhecida-por-suas-praticas-para-pessoas-com-deficiencia/>
Acesso em 17 abril de 2018, 22:32
Nenhum comentário:
Postar um comentário