Disponível em: https://blogpegg.wordpress.com/2012/04/25/consumidor-escolhe-natura-como-marca-que-mais-contribui-para-o-mundo/. Acesso em 01 de maio de 2018, 20:47
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
RESUMO
A Natura é a 14ª empresa
mais sustentável do mundo e a primeira do Brasil, de acordo com o ranking
Global 100, elaborado pela companhia canadense de mídia e pesquisa Corporate
Knights. Presente na lista por nove anos consecutivos, a empresa subiu cinco posições
em relação ao ano de 2017, quando ocupava a 19ª colocação. O levantamento foi
apresentado durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, no dia 23 de
janeiro.
“Vivemos um momento especial na Natura, de intensas transformações, e esse reconhecimento é uma nova oportunidade para reforçar os nossos compromissos com a agenda do desenvolvimento sustentável”, afirma o presidente da Natura João Paulo Ferreira.
CONCEITO DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Responsabilidade Ambiental é
um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o
desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em
conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na
atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.
Com a alta competitividade em
vários setores da sociedade, as empresas de um modo geral vêm se
adequando constantemente as frequentes mudanças capitalistas, pois essa
atitude é um fator fundamental para se manterem ‘vivas’ no mercado.
Desse modo, a questão ambiental, tão atual,
não pode deixar de fazer parte das discussões nas reuniões das organizações, e
essa preocupação deve ser adotada e implementada como uma mudança de paradigma
corporativa, como uma nova consciência, como uma postura responsavelmente
ética.
COMO FUNCIONA A ESTRATÉGIA AMBIENTAL DA
NATURA?
Basicamente vem a conscientização das vendedoras e consultoras, do
cumprimento de metas sociais e ambientais, através da implantação de um sistema
de gestão da responsabilidade corporativa em todas as suas áreas. As
chamadas “metas verdes”, como
a “vegetalização dos produtos”, substituindo
a base dos sabonetes, de gordura animal, por uma de origem vegetal. A adoção de
refis, em 1983, coloca a empresa como a pioneira entre os fabricantes
brasileiros de cosméticos a vender refis para alguns de seus produtos. Já em
2008, cerca de 30% da linha de mais de 800 produtos da Natura têm refil. Em
média, para produzir essas embalagens, gastam-se 20% menos recursos naturais.
RESPONSABILIDADE
SOCIOAMBIENTAL
Responsabilidade Socioambiental é a prática de preservar o
meio ambiente, a fim de não comprometer as gerações futuras, por meio das
extrações dos recursos naturais e degradação do planeta terra. É uma maneira
consciente de garantir a sobrevivência daqui a alguns anos.
A Natura é uma empresa que pratica a responsabilidade
socioambiental, quando se aplica na sua estratégia tanto os aspectos ligados ao
meio ambiente como aqueles ligados às condições sociais e às relações saudáveis
com os consumidores, colaboradores, fornecedores, parceiros e demais
interessados. Desde a sua fundação em 1969, que a Natura vem se preocupando com
a sustentabilidade, lançando seus primeiros cosméticos produzidos com ativos
naturais.
DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL
O desenvolvimento sustentável se baseia no crescimento da
empresa em dois aspectos simultâneos: o econômico e o ambiental. Isso significa
que, uma empresa realmente sustentável é aquela que desempenha suas atividades
cuidando bem do meio ambiente e obtendo boa margem de lucro, tudo ao mesmo
tempo.
Como
conceito ela surgiu a partir do Relatório Brundtland,
documento intitulado Nosso Futuro Comum (Our
Common Future), publicado em 1987. Neste documento
o desenvolvimento sustentável é concebido como:
“O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
As inovações feitas pela natura ao longo do tempo acerca
deste assunto foram: a adoção da Tabela ambiental - publicada nos produtos,
traz informações sobre o impacto ambiental de cada item; a não realização de
testes em animais; a vegetalização dos produtos com a substituição de
matérias-primas animal e mineral por vegetal; a utilização de álcool orgânico
com a substituição do álcool comum pelo orgânico certificado e o Programa
Carbono Neutro, com a redução e compensação das emissões calculadas com base na
cadeia produtiva desde a extração da matéria prima até o descarte final pelo
consumidor.
TABELA AMBIENTAL
Exemplo da tabela ambiental citada
incentivando o consumo consciente.
Disponívelem:https://www.natura.com.br/a-natura/inovacao/sustentabilidade/tabela-ambiental.
Acesso em 02 de maio de 2018, 19:06
COMO
SE TORNAR UMA EMPRESA SUSTENTAVEL SEGUNDO A NATURA?
Reduzir:
O refil é feito de um material diferente da
embalagem regular. Esse material utiliza menos matéria prima para ser produzido
que a embalagem regular, ou seja, exige menos recursos da natureza para ser
fabricado e gera menos resíduos depois de descartado.
Reutilizar:
O refil proporciona a reutilização da
embalagem regular do produto. Existem muitas embalagens e materiais que podem
ser reaproveitados, evitando gastos e desperdícios.
Reciclar:
O plástico usado no refil é reciclável e pode
se transformar em novos produtos. Por isso é tão importante separarmos o lixo
em casa e garantir que ele seja recolhido da forma correta.
Repense, no seu dia a dia, o que você pode
fazer para reduzir sua produção de resíduos, seja reutilizando materiais,
separando seu lixo para reciclagem ou revendo seus hábitos de consumo.
VANTAGENS DE ADOTAR ESSAS TÉCNICAS DE
SUSTENTABILIDADE
-Melhoria da imagem
da empresa junto aos consumidores e comunidade em geral.
- Economia, com redução dos
custos de produção. Isto é obtido, por exemplo, através da
reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e
medidas de economia de energia elétrica.
- Melhoria nas condições ambientais
do planeta. Afinal de contas, os empresários possuem filhos e
netos que viverão num mundo futuro melhor ou pior, dependendo do que for feito
na atualidade.
- Satisfação dos funcionários e
colaboradores. Em função da consciência ambiental, muitas pessoas
tem satisfação em trabalhar em empresas sustentáveis.
- Valorização das ações em bolsas de valores. Cada vez mais,
investidores tem procurado dar mais atenção para a compra de ações de empresas
sustentáveis socialmente e ambientalmente.
Disponível em: http://www.perfumart.com.br/noticias/natura-integra-indice-dow-jones.
Acesso em 02 de maio de 2018, 19:39
CONCLUSÃO
Diante dos fatos apresentados, a natura é
pioneira quando a questão é sustentabilidade ambiental e econômica.
Demonstrando que é possível ascender economicamente ajudando a conscientizar
todos os envolvidos com sua marca.
Com técnicas inovadoras e de fácil
praticidade com o refil e as políticas consideradas rigorosas atualmente no
mundo econômico. Se tornando exemplo e referência no mundo empresarial.
REFERÊNCIAS
A Gestão da Responsabilidade
Socioambiental Empresarial.
Disponível
em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-gestao-da-responsabilidade-socioambiental-empresarial/70969/>.
Acesso em 01 de maio de 2018, 17:15
Acesso em 01 de maio de 2018, 17:15
A importância da responsabilidade socioambiental nas
empresas
Disponível em: <http://ausland.com.br/blog/a-importancia-da-responsabilidade-socioambiental-nas-empresas/>.
Acesso em 01 de maio de 2018, 18:41
Disponível em: <http://ausland.com.br/blog/a-importancia-da-responsabilidade-socioambiental-nas-empresas/>.
Acesso em 01 de maio de 2018, 18:41
AFINAL, O QUE É UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL?
Disponível em: <https://betaeq.com.br/index.php/2017/05/08/afinal-o-que-e-uma-empresa-sustentavel/>.
Acesso em 01 de maio de 2018, 17:43
Disponível em: <https://betaeq.com.br/index.php/2017/05/08/afinal-o-que-e-uma-empresa-sustentavel/>.
Acesso em 01 de maio de 2018, 17:43
Sustentabilidade
Disponível em: <https://www.natura.com.br/a-natura/inovacao/sustentabilidade>. Acesso em 01 de maio de 2018, 17:59
Disponível em: <https://www.natura.com.br/a-natura/inovacao/sustentabilidade>. Acesso em 01 de maio de 2018, 17:59
Vantagens das práticas empresariais sustentáveis.
Disponível em: <https://pt.linkedin.com/pulse/vantagens-das-pr%C3%A1ticas-empresariais-sustent%C3%A1veis-miranda-da-silva>.
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:29
Disponível em: <https://pt.linkedin.com/pulse/vantagens-das-pr%C3%A1ticas-empresariais-sustent%C3%A1veis-miranda-da-silva>.
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:29
Nenhum comentário:
Postar um comentário