terça-feira, 1 de maio de 2018

Natura - Responsabilidade Ambiental



RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


RESUMO
A Natura é a 14ª empresa mais sustentável do mundo e a primeira do Brasil, de acordo com o ranking Global 100, elaborado pela companhia canadense de mídia e pesquisa Corporate Knights. Presente na lista por nove anos consecutivos, a empresa subiu cinco posições em relação ao ano de 2017, quando ocupava a 19ª colocação. O levantamento foi apresentado durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, no dia 23 de janeiro. 
“Vivemos um momento especial na Natura, de intensas transformações, e esse reconhecimento é uma nova oportunidade para reforçar os nossos compromissos com a agenda do desenvolvimento sustentável”, afirma o presidente da Natura João Paulo Ferreira.

CONCEITO DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.
Com a alta competitividade em vários setores da sociedade, as empresas de um modo geral vêm se adequando constantemente as frequentes mudanças capitalistas, pois essa atitude é um fator fundamental para se manterem ‘vivas’ no mercado.
Desse modo, a questão ambiental, tão atual, não pode deixar de fazer parte das discussões nas reuniões das organizações, e essa preocupação deve ser adotada e implementada como uma mudança de paradigma corporativa, como uma nova consciência, como uma postura responsavelmente ética.

COMO FUNCIONA A ESTRATÉGIA AMBIENTAL DA NATURA?
Basicamente vem a conscientização das vendedoras e consultoras, do cumprimento de metas sociais e ambientais, através da implantação de um sistema de gestão da responsabilidade corporativa em todas as suas áreas. As chamadas “metas verdes”, como a “vegetalização dos produtos”, substituindo a base dos sabonetes, de gordura animal, por uma de origem vegetal. A adoção de refis, em 1983, coloca a empresa como a pioneira entre os fabricantes brasileiros de cosméticos a vender refis para alguns de seus produtos. Já em 2008, cerca de 30% da linha de mais de 800 produtos da Natura têm refil. Em média, para produzir essas embalagens, gastam-se 20% menos recursos naturais.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Responsabilidade Socioambiental é a prática de preservar o meio ambiente, a fim de não comprometer as gerações futuras, por meio das extrações dos recursos naturais e degradação do planeta terra. É uma maneira consciente de garantir a sobrevivência daqui a alguns anos.
A Natura é uma empresa que pratica a responsabilidade socioambiental, quando se aplica na sua estratégia tanto os aspectos ligados ao meio ambiente como aqueles ligados às condições sociais e às relações saudáveis com os consumidores, colaboradores, fornecedores, parceiros e demais interessados. Desde a sua fundação em 1969, que a Natura vem se preocupando com a sustentabilidade, lançando seus primeiros cosméticos produzidos com ativos naturais.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O desenvolvimento sustentável se baseia no crescimento da empresa em dois aspectos simultâneos: o econômico e o ambiental. Isso significa que, uma empresa realmente sustentável é aquela que desempenha suas atividades cuidando bem do meio ambiente e obtendo boa margem de lucro, tudo ao mesmo tempo. 
Como conceito ela surgiu a partir do Relatório Brundtland, documento intitulado Nosso Futuro Comum (Our Common Future), publicado em 1987. Neste documento o desenvolvimento sustentável é concebido como:
O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
As inovações feitas pela natura ao longo do tempo acerca deste assunto foram: a adoção da Tabela ambiental - publicada nos produtos, traz informações sobre o impacto ambiental de cada item; a não realização de testes em animais; a vegetalização dos produtos com a substituição de matérias-primas animal e mineral por vegetal; a utilização de álcool orgânico com a substituição do álcool comum pelo orgânico certificado e o Programa Carbono Neutro, com a redução e compensação das emissões calculadas com base na cadeia produtiva desde a extração da matéria prima até o descarte final pelo consumidor.


   TABELA AMBIENTAL 
Exemplo da tabela ambiental citada incentivando  o consumo consciente.
Disponívelem:https://www.natura.com.br/a-natura/inovacao/sustentabilidade/tabela-ambiental. Acesso em 02 de maio de 2018, 19:06

COMO SE TORNAR UMA EMPRESA SUSTENTAVEL SEGUNDO A NATURA?
Reduzir:
O refil é feito de um material diferente da embalagem regular. Esse material utiliza menos matéria prima para ser produzido que a embalagem regular, ou seja, exige menos recursos da natureza para ser fabricado e gera menos resíduos depois de descartado. 
Reutilizar:
O refil proporciona a reutilização da embalagem regular do produto. Existem muitas embalagens e materiais que podem ser reaproveitados, evitando gastos e desperdícios.
Reciclar:
O plástico usado no refil é reciclável e pode se transformar em novos produtos. Por isso é tão importante separarmos o lixo em casa e garantir que ele seja recolhido da forma correta. 
Repense, no seu dia a dia, o que você pode fazer para reduzir sua produção de resíduos, seja reutilizando materiais, separando seu lixo para reciclagem ou revendo seus hábitos de consumo.

VANTAGENS DE ADOTAR ESSAS TÉCNICAS DE SUSTENTABILIDADE
-Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores e comunidade em geral.
Economia, com redução dos custos de produção. Isto é obtido, por exemplo, através da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica.
Melhoria nas condições ambientais do planeta. Afinal de contas, os empresários possuem filhos e netos que viverão num mundo futuro melhor ou pior, dependendo do que for feito na atualidade.
Satisfação dos funcionários e colaboradores. Em função da consciência ambiental, muitas pessoas tem satisfação em trabalhar em empresas sustentáveis.
- Valorização das ações em bolsas de valores. Cada vez mais, investidores tem procurado dar mais atenção para a compra de ações de empresas sustentáveis socialmente e ambientalmente.

Disponível em: http://www.perfumart.com.br/noticias/natura-integra-indice-dow-jones. Acesso em 02 de maio de 2018, 19:39

CONCLUSÃO
Diante dos fatos apresentados, a natura é pioneira quando a questão é sustentabilidade ambiental e econômica. Demonstrando que é possível ascender economicamente ajudando a conscientizar todos os envolvidos com sua marca.
Com técnicas inovadoras e de fácil praticidade com o refil e as políticas consideradas rigorosas atualmente no mundo econômico. Se tornando exemplo e referência no mundo empresarial.

REFERÊNCIAS

A Gestão da Responsabilidade Socioambiental Empresarial.

A importância da responsabilidade socioambiental nas empresas
Disponível em: <http://ausland.com.br/blog/a-importancia-da-responsabilidade-socioambiental-nas-empresas/>.
Acesso em 01 de maio de 2018, 18:41

AFINAL, O QUE É UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL?
Disponível em: <https://betaeq.com.br/index.php/2017/05/08/afinal-o-que-e-uma-empresa-sustentavel/>.
Acesso em 01 de maio de 2018, 17:43

Sustentabilidade
Disponível em: <https://www.natura.com.br/a-natura/inovacao/sustentabilidade>. Acesso em 01 de maio de 2018, 17:59

Vantagens das práticas empresariais sustentáveis.
Disponível em: <https://pt.linkedin.com/pulse/vantagens-das-pr%C3%A1ticas-empresariais-sustent%C3%A1veis-miranda-da-silva>.
Acesso em 01 de maio de 2018, 21:29

Nenhum comentário:

Postar um comentário