quinta-feira, 3 de maio de 2018

CIEE - Diversidade e Inclusão

Diversidade e Inclusão

A Ciee possui programas que visam incluir jovens que nunca possuíam emprego, e pessoas com deficiência, com o objetivo de integrá- las ao mercado de trabalho, trazendo mais conhecimento e experiências novas para a organização.

Para isso, conta com diversos programas cujo principal objetivo é promover a gestão da diversidade nas mais variadas empresas.

Programa Pessoas com Deficiência

Imagem promocional do Programa PCD

O CIEE possui cadastro de estudantes que cursam o Ensino Médio, Técnico e Superior. Além disso, tem firmado convênios com escolas de educação especial e instituições especializadas no atendimento e capacitação de pessoas portadoras de deficiências (física, sensorial, visual, auditiva ou mental). O objetivo é o de propiciar a colocação desses jovens no mercado como estagiários ou como trabalhadores registrados. Para pôr em prática esse serviço, a instituição criou um banco de dados com informações completas sobre os candidatos, bem como, sobre as instituições mantenedoras. "Com essa ação, acreditando no potencial desses jovens, entendemos que estamos auxiliando na luta pela igualdade das oportunidades, no combate à discriminação e ao preconceito", comenta Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE.

Programa Inclui CIEE

Imagem promocional do Programa Inclui CIEE

O INCLUI CIEE é um projeto de inclusão criado em 2018, que visa encaminhar candidatos com deficiência para vagas nas empresas que são parceiras do CIEE nos programas de estagio e/ou aprendizes, trabalhando as vagas para contratações como Estagiários, Aprendizes ou em Regime CLT para diversas empresas, nos mais variados ramos de atividades e diferentes cargos.
  O Inclui CIEE atuará como uma consultoria. Ele fará uma análise completa para entender se a empresa possui estrutura para receber um jovem com deficiência, qual o perfil da vaga que ela disponibiliza e o perfil necessário para preenchê-la, acompanhamento do processo seletivo pré e pós-contratação, entre outros.

Aprendiz Legal

Logotipo do programa aprendiz legal

Outro programa importante é o APRENDIZ LEGAL, que busca contribuir para a formação de adolescentes e jovens que saibam fazer novas leituras do mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade.

 É um programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem. A Lei determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos, para capacitação profissional (prática e teórica), cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados. É facultativa a contratação de aprendizes pelas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). 

O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE e a Fundação Roberto Marinho estão juntos nessa ação oferecendo à empresa a oportunidade de formar um profissional alinhado com o mundo do trabalho.

Jovens participantes do programa

Na experiência do Aprendiz Legal o jovem assume o papel de agente de desenvolvimento de sua própria carreira, de colaborador da empresa que o recebe, sua energia, sua criatividade, sua ousadia e sua tendência à contestação são canalizadas para renovar idéias, estruturas e processos.
Por acreditarem que o jovem deve ser protagonista, visto como responsável, capaz e decisivo, o método utilizado para a formação do aprendiz estimula a autonomia e a pró-atividade. Sua inserção social através do trabalho e da geração de renda está centrada no desenvolvimento de cidadãos social e economicamente bem-sucedidos, que façam a ponte entre a infância e a vida adulta conquistando auto-estima e responsabilidade.

Fontes: Página Índice do Programa Inclui CIEE e Reportagem do blog Segs
Disponíveis em: https://www.ciee.org.br/portal/estudantes/pe/pseletivo/index_incluiciee_jan18.asp
e http://www.segs.com.br/demais/108361-ciee-inaugura-o-inclui-ciee#ath


Nenhum comentário:

Postar um comentário