quinta-feira, 3 de maio de 2018

MONDELEZ - Sustentabilidade Ambiental

Para a Mondelez, sustentabilidade é "preservar o mundo e as pessoas", pois, já que o planeta é um só, é urgentemente necessário trabalhar com uso inteligente dos recursos naturais.

A empresa de alimentos, que além de focar esforços em reduzir o desmatamento e impactos climáticos em toda cadeia de suprimentos, pretende ocupar o lugar de liderança na luta contra as emissões de CO2, principalmente, em sua própria fabricação, pois acredita que é essencial garantir insumos sustentáveis e se empenhar na capacitação das comunidades agrícolas, para que possam se tornar mais produtivas e inteligentes em termos climáticos.
Para tal, o grupo desenvolveu notáveis metas que, com prazo definido até 2020, prezam por fazer a diferença, sobretudo na agricultura sustentável e redução pegada ambiental de suas operações.

Metas de Agricultura Sustentáveis:
  • Todo o cacau terá origem sustentável, principalmente por meio projeto Cocoa Life; 
  • 75% dos biscoitos produzidos na Europa Ocidental utilizarão trigo Harmony; 
  • Preferência para fornecedores com políticas alinhadas, com destaque para a produção de óleo de palma 
  • Declarações de transparência na cadeia de suprimentos e outras cláusulas no contrato com os fornecedores que especificam nossas expectativas acerca da responsabilidade ambiental; 
  • Ovos 100% sem gaiolas nos EUA, Canadá e União Europeia.
Metas de Pegada Ambiental:
  • Reduzir as emissões absolutas de CO2 da fabricação em15%; 
  • Reduzir o uso de água em 10%; 
  • Reduzir o total de resíduos na fabricação em 20% 
  • Eliminar 65 mil toneladas métricas de embalagens. 

Percebe-se que, para o grupo Mondelez, transformar as cadeias de suprimentos agrícolas (incorporando a sustentabilidade em suas práticas de abastecimento, lançando programas inovadores em commodities-chave, dando voz aos agricultores e capacitando-os a criar comunidades prósperas) é a base essencial para a construção de um futuro sustentável.

Um dos principais programas para concretizar essas metas é o Cocoa Life, que está, desde 2012, transformando toda a cadeia produtiva de cacau, um dos insumos mais utilizados pelo grupo, dono de grandes marcas de chocolate, como, por exemplo, a Lacta.
O projeto visa, à medida que oferece recursos para aumentar a tecnologia na produção de cacau, incentivar o desenvolvimento sociocultural das comunidades agrícolas participantes. Para tal, baseia-se nos seguintes princípios:

Valorização e Empoderamento da Comunidade Agrícola Produtora

Para a Mondelez, dar voz a seus colaboradores é a chave para desenvolver projetos que, de fato, satisfaçam as necessidades das comunidades produtivas em países como Brasil, Gana, Indonésia, Índia, Costa do Marfim e Republica Dominicana, tirando-os da pobreza, dando-lhes conhecimentos e novas inspirações. Para cumprir essa missão, a Mondelez se empenha na proteção das crianças, repudiando o trabalho infantil, e no investimento nas mulheres que, antes omissas pelo conservadorismo e machismo locais, através de treinamento e diversos auxílios, se transformam em participantes empoderadas e ativas nas comunidades.

Compromisso com as Parcerias

A Mondelez sabe que os excelentes resultados em sustentabilidade e responsabilidade social não podem ser atingidos sem ajuda. Por isso, as parcerias com o governo, ONGS, fornecedores e com os próprios fazendeiros são extremamente valorizadas pelo grupo, que busca alinhar seus objetivos e traçar planos de ação holísticos, eficientes e, principalmente, eficazes.

Esses princípios são a base de atuação nas cinco áreas de transformação do programa:

  • Transformando a Produção
Fornecimento de serviços financeiros e de materiais de plantio aprimorados, além da proteção de cultivo para maximizar a qualidade do cultivo agrícola,

  • Transformando a Comunidade
Embora a Mondelez trace planos de Ação para o desenvolvimento das comunidades, a ideia é que as proprias sejam as agentes de seu aprimoramento.

  • Transformando a Juventude 
Trabalho focado na ampliação da educação de qualidade, além da valorização das profissões relacionadas a produção do cacau, tornando- as mais atrativas para os jovens, o que auxilia a manutenção da cultura local. A Mondelez acredita no poder da educação visando reduzir o trabalho infantil

  • Transformando os Meios de Subsistência 
Promovendo empreendedorismo nas comunidades, melhorando o acesso à serviços financeiros e fornecendo uma renda adicional.

  • Transformando o Meio Ambiente
Promove-se a manutenção sadia dos ecossistemas de cacau, evitando o desmatamento afim de preservar as paisagens. Alem disso, existe um esforço para reduzir as mudanças climáticas causadas pela emissão de gases como dioxido de carbono.

Os esforços em todas esferas são inegavéis e foram reportados através de um relatório em 2016.

Diversas conquistas foram alcançadas, como por exemplo:
  • Treinamento de cerca de 74.400 agricultores em “Boas Práticas Agrícolas” para aumentar o rendimento de suas fazendas. 
  • Treinamento de mais de 34.700 membros da comunidade em “Boas Práticas Ambientais” para conservar os ecossistemas e terras agrícolas para as gerações futuras. 
  • Distribuição de mais de 2,7 milhões de mudas de cacau para os agricultores envolvidos no Cocoa Life, ajudando-os a cultivar árvores mais saudáveis e produtivas. 
  • Mapeamento de aproximadamente 115.000 hectares de fazendas de cacau para medir a produtividade agrícola com mais precisão e, então, definir medias a serem tomadas levando em consideração a proximidade dos agricultores com áreas de florestas protegidas. 
  • Apoio à ativação de mais de 850 Planos de Ação Comunitária (PAC) e garantia de que estes fossem incluídos nos planos de desenvolvimento público para ajudar à manutenção dos recursos; Mais de 430 comunidades já completaram um ou mais dos seus projetos PAC; 
  • Treinamento de mais de 6.400 jovens em empresas relacionadas ao cacau e criação de oportunidades de trabalhos e prestação de serviços aos agricultores. Além disso, diversas intervenções diretas de proteção à criança foram possibilitadas pela iniciativa do grupo Mondelez. 
  • Estabelecimento de mais de 1.200 Associações de Poupança e Empréstimo da Aldeia com mais de 22.300 membros da comunidade, dos quais aproximadamente 80% são mulheres, proporcionando acesso a financiamento e melhoria da educação financeira. 
Em suma, cerca 92.000 produtores de cacau em mais de 821 comunidades foram beneficiados pelo Projeto Cocoa Life, que planejava ampliar ainda mais seus impactos. A meta do programa é que até o fim do projeto, em 2022, 200.000 produtores e 1 milhão de comunidades participem do programa, e que todo cacau utilizado nos produtos seja de origem sustentável, além de diversos outros bons resultados no campo da responsabilidade social.

E esse não é o unico grande projeto do Grupo!

Em 2014, a Mondelez Brasil, em parceria com o Carrefour e com a Tetra Pak, desenvolveu o Programa Juntos pelo Meio Ambiente, com a ampliação do Programa de Estações de Reciclagem. Ao todo, foram instaladas nas unidades do Carrefour 138 estações, onde materiais como vidros, plásticos, metais, papéis e embalagens Tetra Park podem ser descartados. Somente no primeiro ano da iniciativa, foram coletadas mais de 2 mil toneladas de resíduos, destinadas a cooperativas que beneficiaram mais de mil pessoas direta e indiretamente. Além disso, as estações auxiliaram na geração de empregos e renda, ao manter 350 colaboradores diretos. Além das Estações de Reciclagem, a parceria disponibiliza várias Ecocaixas na cidade de São Paulo, para descarte "pré-consumo" (que seria o descarte das embalagens consideradas desnecessárias) no próprio local de compras.
Para incentivar ainda mais o viés educativo e envolver as crianças na ação cidadã, foi desenvolvido um personagem lúdico, chamado de Ecomilão. O personagem lidera o Programa Juntos pelo Meio Ambiente que, em paralelo às ações de reciclagem, chama a atenção da sociedade para os temas de cunho ambientalista.
O foco educacional dessa parceria merece grande destaque, afinal, enquanto empresas e cidadãos, ao incentivar o hábito da coleta seletiva deixamos um importante legado e estamos contribuindo diretamente para a consolidação de parte da cadeia de reciclagem”, comentou Alejandro Lorenzo, presidente da Mondelez Brasil. “Tendo como uma das estratégias de negócio ‘Proteger o Bem Estar do Planeta’ e como uma de nossas metas a redução de seus impactos ambientais, a Mondelez investe em iniciativas como esta parceria, que incentivem e viabilizem hábitos mais sustentáveis.
Em todo o país, os materiais coletados diariamente nas estações são separados e, posteriormente, enviados para indústrias especializadas em transformação para que possam, assim, ser reutilizados, evitando diversos impactos negativos que a geração de resíduos e extração desenfreada de matéria primas gera no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário