quinta-feira, 3 de maio de 2018

MONDELEZ - Responsabilidade Social

Engajamento com a comunidade

A Mondelez acredita que o caminho para o bem-estar das comunidades começa ao fomentar ambientes que ajudem crianças e famílias a adotar hábitos saudáveis ao longo da vida. Sua experiência mostra que podem causar um maior impacto através de parcerias com organizações que compartilham nossa paixão.

Capacitando famílias e comunidades a levarem vidas mais saudáveis, priorizando a educação nutricional, a prática de atividades físicas e o acesso a alimentos frescos. Trabalhando em estreita colaboração com as principais organizações não governamentais, especialistas em saúde pública, governos locais, pais e professores.

Para a comunidade ter estilos de vida equilibrados, a Mondelez Internacional Foundation e seus parceiros focam em três vertentes: educação nutricional, prática de atividades físicas e engajamento comunitário.

Ação Saudável

Dessas três vertentes, surgiu o programa Ação saudável. Idealizado em 2010, o maior programa da América Latina que visa diminuir os índices de obesidade e desnutrição infantis e conta com três reconhecidas instituições: a Inmed Brasil, o Instituto Esporte & Educação (IEE) e a Evoluir Educação para a Sustentabilidade.

Com atuação em escolas públicas dos estados de São Paulo, Pernambuco e Paraná, o sucesso da execução do programa Ação Saudável e a sua consequente ampliação também é fruto da contribuição das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente de todos os municípios onde o programa está presente.

O programa em números:
  • 1.000 escolas públicas beneficiadas; 
  • 1.096 hortas construídas 
  • Presença em 14 municípios de 3 estados do país; 
  • 350 mil crianças impactadas; 
  • 3.000 merendeiras capacitadas; 
  • 15.000 professores e gestores escolares treinados; 
  • R$ 14 milhões de investimento da Mondelēz International Foundation em 7 anos de programa (2010 – 2016); 
  • 1 milhão de pessoas beneficiadas entre crianças, suas famílias, profissionais da educação e comunidades. 
Destaques:
  • Reconhecido entre os 8 melhores programas pelo PR News Corporate Social Responsibility Awards - EUA 
  • Vencedor Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável em Educação 
  • Programa destaque na IstoÉ Dinheiro com MDLZ Brasil entre as 50 “Empresas do Bem” 

Desde 2012, a empresa doou mais de 400 milhões de dólares em dinheiro e produto para ajudar aqueles que precisam; e seus colegas ofereceram 365 mil horas de voluntariado para fazer a diferença nas comunidades onde vivem e trabalham.



Assim como acontece com as sementes plantadas em cada escola envolvida, é aos poucos, com carinho e dedicação, que se constrói um futuro melhor.

MONDELEZ - Valorização dos Funcionários



Em sua estratégia pública de crescimento, a empresa descreve os quais os seus três pilares: Os funcionários, os negócios e o impacto. Os funcionários, descritos como "nosso povo", têm como estratégia especial a criação de um bom lugar de trabalho, de modo a desenvolver suas capacidades e comemorar suas vitórias. Para os negócios, a estratégia é a acessibilidade aos produtos e a busca por excelência, para entregar o melhor ao consumidor. Sobre o impacto, é mencionado a ajuda ao desenvolvimento social e ambiental, assim como inspirar as outras organizações a fazerem o mesmo.

O pilar que trata os funcionários é o que será tratado mais a fundo neste momento.

Early Carreers

Para incentivo daqueles que ainda estão adentrando o mercado de trabalho, a Mondelez possui alguns programas. Na América Latina, existem os programas de Estágios e de Aprendizes.

  • Estágios
Existem cerca de 200 vagas abertas para Estágio na América Latina, sendo que 160 delas são preenchidas no Brasil. O programa tem o objetivo de contratar novos funcionários a cada um ou dois meses, sendo que a duração do estágio depende do país ou área de atuação. São disponíveis vagas em Marketing, Fabricação dos Produtos, Pesquisa, Desenvolvimento e Qualidade, Financeiro e Recursos Humanos.

  • Aprendizes
As vagas são reservadas para alunos recém saídos de Cursos Técnicos ou do Ensino Mèdio, onde o funcionário crescerá com o auxílio de colegas mais experientes, que o ajudarão com o seu próprio desenvolvimento e capacitação profissional.

Growing Here

Considerando que cada pessoa aprende e se desenvolve no seu próprio ritmo e modo, a Modelez criou projetos para diversificar formas de ajudar os seus trabalhadores.

  • Growing Here Week
Durante o “outono” e a “primavera” acontecem, internacionalmente, as Growing Here Weeks onde, durante o horário de trabalho, os colaboradores participam de atividades em busca de um aprimoramento profissional. Entre as atividades apresentadas, existem *Lunch & Learn”, sessões individuais de coaching, workshops, programas virtuais e seminários online que interligam funcionários ao redor do mundo.

  • Mondelez International University
Dita como “o lar de todo o nosso conhecimento”, é possível por lá fazer cursos de quatro diferentes áreas: Liderança e Gerenciamento, Business @ MDLZ (Negócios), Expertise Funcional e Habilidades Fundamentais. São disponíveis workshops presenciais e virtuais, e-learning e mais, possibilitando o funcionário de escolher o que cursar e no seu próprio ritmo.

Existem, também, outras formas de aprendizado. Como, por exemplo, no dia a dia, com conversas com seus gestores e colegas de trabalho, onde você vê onde está e onde precisa chegar; experiências que se adquire, até mesmo sem perceber, com o trabalho que você faz.

Os Funcionários

Nos vídeos abaixo, funcionários da Mondelez falam sobre sua experiência na empresa e capacidade de crescimento.



No último vídeo, em especial, os funcionários pontuam “Cinco motivos pelos quais você deveria escolher trabalhar na Mondelez Internacional:

  • Nossas marcas ilustres; 
  • Ambientes flexíveis; 
  • Oportunidades para todos; 
  • Criatividade e Inovação e, 
  • Integridade.”
“Nós somos comprometidos com o crescimento e empoderamento de nossos colaboradores. Porque, quando pessoas crescem, nossa empresa cresce”.

MONDELEZ - História

A Lacta foi fundada em 21 de Janeiro de 1912 quando um grupo liderado pelo cônsul suíço Achilles Izella criou a Societè Anonyme de Chocolats Suisse com a intenção de oferecer aos brasileiros produtos com a mesma qualidade dos importados, passando a ser pioneira na fabricação de chocolates finos. Em 1996 foi adquirida pela Kraft Foods que em 2012 dividiu-se em duas companhias independentes, uma com negócio global de alimentos, a Mondelez Internacional e outra com um negócio de marcas tradicionais nos EUA (permanecendo com o nome de Kraft).

Mondelez Internacional

Para encontrar o nome, a empresa pediu sugestões para seus funcionários em todo o mundo e recebeu 1000 indicações e foi sugerido por dois funcionários, um na Europa e outro nos EUA, mesmo assim fizeram uma pesquisa extensa sobre o nome com grupos de 28 idiomas. O nome é uma forma de evocar um "mundo delicioso" onde "Monde" vem do latim de "mundo" e "delez" lembra "delicioso".

O Brasil passou a deter a maior fábrica de chocolates da Mondelez do mundo, sediada em Curitiba, que nos últimos anos recebeu fortes investimentos.

A empresa engloba marcas como: Oreo, Lacta, Trident, Halls, Chiclets, Bubbaloo, Biscoitos Trakinas, Club Social, Chocooky, Bon Gouter, Tang, sobremesas Royal e Cream Cheese Philadelfia.


PepsiCo


A PepsiCo é uma empresa transnacional estadunidense com interesse na fabricação, comercialização e distribuição de lanches à base de grãos e bebidas com sede em Purchase, Nova York, EUA.

Figura 1 - Sede da PepsiCo em Purchase, Nova York
Fonte: Construction Kenya, Judy Mwende, 2011.

Em 2015 a gigante empresa do setor de alimentos, lanches e bebidas atingiu uma receita líquida superior a US$ 63 bilhões, colocada em 127ª na lista da Global Fortune 500, classificação das maiores corporações mundiais, conforme medido por sua receita.
Qualidade de vida no ambiente Organizacional da PepsiCo

Em Agosto de 2017, a PepsiCo consolidou o novo prédio que faz parte do projeto Unico, nome que faz uma alusão a junção das equipes, que estavam separadas em três prédios diferentes, em um único edifício em São Paulo e com o jeito único de ser dos funcionários da PepsiCo.

Marcus Vaccari, vice-presidente de Recurso Humanos destaca que o “UniCo” é mais que um prédio. “Ele é a síntese da cultura organizacional da PepsiCo que define quem somos, o que fazemos e como trabalhamos”.

Figura 2 - Prédio UniCo
Fonte: Divulgação, PepsiCo, 2017.

O “UniCo” foi criado pensando na valorização de um ambiente criativo e diverso, além de estimular a flexibilidade, cooperação e independência dos funcionários.
Home office, sala exclusiva para lactantes, espaço para massagens e áreas de convivência temáticas são iniciativas com foco no bem-estar que o escritório traz.
    Programas de flexibilidade:
  • Flex Time: flexibilizar os horários de entrada e saída;
  • Flex Place: home office uma vez por semana;
  • Flex Day: emendar feriados pré-definidos, folgar no dia do aniversário e posteriormente compensar as horas;
  • Flex Office: mesas de trabalho são iguais e rotativas.
Figura 3 - Nichos de reuniões, trabalho e conversa
Fonte: Divulgação, PepsiCo, 2017.

Outro diferencial do edifício está nas sala de reuniões, algumas têm nomes e imagens de pessoas comuns, para que o cliente esteja sempre na mente dos funcionários. “Queremos nos certificar que estamos entregando o melhor para quem importa, nossos clientes e consumidores. Por isso, ao criar os ambientes, quisemos que nossos funcionários tivessem a sensação de estarem ao lado das pessoas que consomem os nossos produtos”, revela Vaccari.

Figura 4 - Nas salas de Reuniões
Fonte: Divulgação, PepsiCo, 2017.

Além disso, o prédio foi criado com base nas mais recentes e melhores práticas de construção sustentável, com certificação LEED Gold.
De modo que, todas essas iniciativas mostram que a PepsiCo se preocupa também com qualidade de vida dos funcionários que fazem do UniCo um lar.

Ética
Para Sócrates, filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga, ética deve respeitar às leis e a sociedade.
Em 2018 o Ethisphere Institute, líder global em definição e avanço dos padrões de práticas empresariais éticas, homenageou a PepsiCo como uma das 135 Empresas Mais Éticas do Mundo de 2018.
A avaliação é baseada na estrutura Quociente Ético (EQ), que analisa aspectos como ética, conformidade, liderança, sustentabilidade, reputação e inovação. Segundo Timothy Erblich, CEO do Ethisphere, as empresas homenageadas este ano apresentaram níveis recordes de envolvimento com seus stakeholders e as comunidades em que atuam.
Dessa forma, é indispensável para a PepsiCo agir de forma ética e responsável, dito isso, orientam seus colaboradores do mundo inteiro a terem uma postura de respeito, agirem com integridade e ética no ambiente organizacional, gerando uma atuação ética em suas atividades comerciais e responsabilidade para que atenda aos anseios de seus acionistas.

Transforma Comunidade
O Transforma Comunidade foi pensando por funcionários com uma vontade dos de estreitar o relacionamento com as comunidades vizinhas às nossas fábricas espalhadas pelo Brasil. É uma ação que vai muito além da assistência em produtos ou recursos. O diferencial desse trabalho e a participação dos funcionários. São eles que sugerem e escolhem as instituições que irão participar, sempre em ações voltadas para educação, esporte e desenvolvimento social.
A ação não para de crescer e só se multiplicar. Sendo lançado como um projeto- piloto, no segundo semestre de 2014, o Transformando Comunidades já impactou positivamente mais de 110 mil pessoas, com quase 1.100 voluntários atuando em cerca de 470 comunidades. Mais importante que os números são a empolgação e o engajamento dos colaboradores. Afinal, são eles que levam uma mensagem de alegria e esperança a milhares de famílias, em ações de incentivo à leitura, educação ambiental, atividades lúdicas e educativas, entre outras.

Agenda de sustentabilidade de 2025 para atender às novas necessidades de consumo e da sociedade
Em janeiro de 2016, Nova York a Pepsico Inc. A (NYSE: PEP) anunciou uma destemida agenda de sustentabilidade global destinada a estimular o crescimento contínuo da empresa de forma que possa atender às necessidades em progresso de mudança do cliente e da sociedade. Os cuidados da empresa, que incidem metas do ano em 2025 distinto para continuar o portfólio de produtos de alimentos e bebidas, cooperando para um sistema alimentar global mais sustentável e ajudar a tornar as comunidades locais mais prósperas.   

  • Empresa planeja continuar a transformar seu portfólio de produtos por meio da oferta de opções mais nutritivas de alimentos e bebidas, reduzir o impacto ambiental e instruir as pessoas ao redor do mundo.
  • A expectativa é que pelo menos dois terços das bebidas da PepsiCo contenham 100 calorias ou menos de açúcares adicionados a cada dose de 355 ml (12 oz) até 2025, com maior foco em produtos zero e de baixas calorias.  
  • Com o  propósito de 15% de melhoria na eficiência de água de sua cadeia de suprimentos agrícolas direta em áreas de alto risco hídrico até 2025- poupando o equivalente do total de água utilizada em operações de fabricação da PepsiCo.
  • A instituição procura uma redução de 20% nas irradiações de gases do efeito estufa em toda a sua cadeia de valor, introduzindo a sua oferta de produtos agrícolas, até 2030.
  • Com colaboração com a PepsiCo Foundation, intenciona investir US$ 110 milhões em iniciativas de apoio para beneficiar pelo menos 12,5 milhões de mulheres e meninas ao redor do mundo.
Inclusão de Gênero
Para comemorar o mês do Orgulho LGBT em Junho de 2017, a PepsiCo lançou o salgadinho Doritos “Rainbow” no Brasil. O salgadinho ganhou uma versão colorida para uma campanha de inclusão de gêneros e apoiando à diversidade da PepsiCo. Trazendo a ideia que surgiu lá em 2015 nos Estados Unidos para o nosso país.
‘’Doritos Rainbow sintetiza o nosso desejo em contribuir com uma sociedade cada vez mais diversa, com indivíduos que se sintam livres e empoderados para serem o que realmente são”, afirma Daniela Cachich Vice-Presidente de Marketing da PepsiCo no Brasil.
Os fundos arrecadados tem como objetivo final auxiliar membros que participam do projeto da “Casa 1” que acolhe membros da comunidade LGBT que foram expulsos de suas casas e estão em situação de risco.
Fotografia 5 - Doritos edição arco-íris em apoio à diversidade e inclusão
Fonte: Papel Pop (2017)

Mulheres na visão da PepsiCo
Reconhecer que a diversidade é importante, independente de gênero, faz parte da agenda estratégica da PepsiCo com programas que visam assegurar que a diversidade seja respeitada, ouvida e tenha espaço para amadurecer dentro da organização, também com metas que visam aumentar cada vez mais a representatividade das mulheres em cargos de liderança.
Uma das curiosidades da agenda estratégica da PepsiCo é conter em seus processo seletivos, número igual de candidatos homens quanto mulheres.
A presença feminina dentro da companhia cresceu cerca de 30% em cargos de liderança sênior e 40% em cargos júnior no Brasil, graças a iniciativa global da empresa, chamada “Mulheres na PepsiCo”.
O programa “Doce Começo” proporciona licença maternidade de seis meses e acompanhamento especializado às mulheres na fase pré-natal, durante a gravidez e após o nascimento da criança, assistindo tanto a mãe quanto o recém-nascido, o programa foi criado pois foi averiguado que muitas mulheres deixam a vida profissional em média gerência, porque seu estágio de vida cria novas demandas pessoais que, muitas vezes, impedem que continuem exercendo sua vida profissional. Dificultando as escolhas quando não há flexibilidade do outro lado, principalmente no momento de saída e retorno da gravidez, fazendo com que as empresas percam muitas profissionais
Fotografia 6 - Ilustres Mulheres PepsiCo

Fonte: Facebook, PEPSICO BRASIL (2017)

Através do projeto Ilustres Mulheres ao longo de 2017 a PepsiCo contou em sua página no Facebook as histórias de dez funcionárias, com ilustrações de cada uma delas feita artista Carol Rossetti.

Sustentabilidade Ambiental                                                                                                                                                                                                       A PepsiCo integra em sua estratégia de negócios a sustentabilidade, assim, deixando uma marca positiva na sociedade e no meio ambiente, conhecida na empresa por: Performance com propósito. A performance com propósito é a forma da empresa de trabalhar por um desempenho de alto nível, promovendo o desenvolvimento da companhia e fazendo o que é correto para a sociedade, o meio ambiente e a ética nos negócios.
Também é interessante a forma em como a empresa fabrica seus produtos, visando preservar preciosos recursos naturais e promovendo a responsabilidade ambiental dentro e além de suas operações, diminuindo o impacto ambiental causados com a sua produção. Sua cultura de participação incentiva o senso de propriedade do meio ambiente aos funcionários o que é de suma importância para a conscientização de todos os envolvidos.  
A empresa fornece recursos para implementar seu  sistema de gestão ambiental, de saúde e segurança que identifica, avalia e gerencia os riscos, que quando identificados a gestão acaba compartilhando em auditorias melhorias práticas ambientais que possam ser aplicadas para o aperfeiçoamento.  Essas auditorias também supervisionam o cumprimento das normas da empresa, requisitos legais e aplicáveis das práticas adequadas de gestão ambiental. A PepsiCo conjuntamente possui uma avaliação de desempenho com métricas representativas que monitora o desempenho frente aos objetivos ambientais.                                            
Pela observação dos aspectos analisados concluímos que a PepsiCo, uma das melhores empresas em Cidadania Corporativa, reconhece, valoriza e incentiva o engajamento, bem-estar e a inclusão dos seus funcionários, é responsável com a comunidade em que atua, agindo eticamente com seus stakeholders e de forma sustentável para com o meio ambiente para a melhor reputação da organização.
Referências
PEPSICO. Disponível em: < http://www.pepsico.com.br/>. Acesso em: 16 abr. 2018.
INSTITUTE ETHISPHERE. Disponível em: <https://www.worldsmostethicalcompanies.com/honorees/>. Acesso em: 16 abr. 2018.
PEPSICO GLOBAL. Disponível em: <http://global2.pepsico.com/docs/librariesprovider11/politica_local_2017.jpg?sfvrsn=6>. Acesso em: 18 abr. 2018.
MUNDO DO RH. Disponível em: <http://www.mundorh.com.br/novo-escritorio-da-pepsico- reune-dinamismo-autonomia-e-criatividade/>. Acesso em: 18 abr. 2018.
PAPEL POP. Disponível em: <http://www.papelpop.com/2017/06/no-brasil- doritos-lanca- edicao-arco- iris-em- apoio-diversidade-e- inclusao/>. Acesso em: 18 abr. 2018.


CIEE - Apresentação

CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola


Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma associação brasileira, de direito privado, sem fins lucrativos, beneficente de assistência social e reconhecida de utilidade pública.
Com mais de 50 anos de existência, o CIEE tem como maior objetivo ajudar os estudantes de nível médio, técnico e superior a arrumarem oportunidades de estágio, onde possam colocar todo seu aprendizado em prática. 
Um dos motivos pelo qual torna a CIEE tão conhecida e respeitada, é pelo fato de terem profissionais qualificados e capacitados. Pode-se dizer que a CIEE é 100% ética, pois é uma organização que segue princípios que geram confiança aos empregadores, provendo profissionais responsáveis para os compromissos e oportunidades.
O CIEE, atualmente beneficia muitos jovens que podem ingressar no mercado de trabalho com salários de R$400,00 até R$1200,00. Além de ser uma ajuda de custo para o jovem, o CIEE realiza a capacitação teórica e prática.

Fonte: Wikipedia
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Integra%C3%A7%C3%A3o_Empresa-Escola

ADIDAS: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO


·        QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

1.      Remuneração
O sistema de remuneração da adidas AG é baseado em nossa abordagem de gerenciamento de desempenho. Como parte desse sistema, temos o compromisso de recompensar nossos funcionários com programas de remuneração e benefícios competitivos no mercado. A remuneração em toda a empresa compreende remuneração monetária fixa e variável, recompensas não monetárias e outros benefícios intangíveis. A pedra angular do nosso programa de recompensas é o nosso Global Salary Management System, que é usado como base para estabelecer e avaliar o valor das posições e salários dos funcionários de uma forma orientada para o mercado e para o desempenho.
·        PROGRAMA DE BÔNUS - PROGRAMA DE INCENTIVO A CURTO PRAZO:  A fim de permitir que nossos funcionários participem do sucesso da empresa, e recompensá-los pelo sucesso alcançado, temos um programa de bônus global. Ele fornece um incentivo influenciado tanto pelo desempenho corporativo (resultados financeiros e não financeiros reais medidos em relação às metas da empresa e do mercado) quanto pelo desempenho individual (medido na abordagem de gerenciamento de desempenho).
·        PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO DE LUCROS:  Para funcionários na sede de nossa empresa e em outras localidades na Alemanha que não participam do programa de bônus, temos um programa de participação nos lucros chamado “Champions Bonus”.
·        PROGRAMAS DE INCENTIVO A LONGO PRAZO:  Para garantir o sucesso financeiro sustentável, manter a nossa liderança e promover um compromisso contínuo, a adidas AG oferece um Plano de Incentivo de Longo Prazo (LTIP) para líderes e membros da Diretoria Executiva.

2.      Salários, benefícios e compensação
Como empresa responsável, a Adidas não quer que os trabalhadores empregados em nossa cadeia de suprimentos enfrentem dificuldades em suas vidas diárias. Nossa aspiração, conforme estabelecido nos princípios básicos de nossos Padrões de Local de Trabalho, é que os trabalhadores ganham o suficiente para suas necessidades básicas e também têm renda restante para cobrir seus gastos discricionários e também as economias. Buscamos parceiros de negócios que aumentem progressivamente os padrões de vida dos funcionários por meio de melhores sistemas salariais, benefícios, programas de bem-estar e outros serviços que melhorem a qualidade de vida. A questão de calcular e pagar uma compensação justa dentro das cadeias de fornecimento globais é complexo. Os salários são determinados pelas condições econômicas gerais e custo de vida em um país, leis nacionais, o tamanho e a disponibilidade de sua força de trabalho, o nível de habilidade de um trabalhador, a natureza da indústria ou do setor e a competitividade do empregador. Não determinamos quais fábricas pagam a seus trabalhadores, mas obrigamos os empregadores a pagar uma compensação legalmente exigida ou que foi livremente negociada por meio de um processo de negociação coletiva.

3.      Nossa abordagem aos salários justos


Nossa abordagem para pagamento de compensação justa nas cadeias de fornecimento globais é construída sobre três pilares e alinhada aos conceitos básicos de direitos humanos. Dentro de cada pilar, temos um programa de atividades de trabalho que apóia a compensação justa e a progressão salarial quando os trabalhadores atingem proficiência, desempenho e competências em seus trabalhos. Nos últimos dois anos, implantamos ferramentas de avaliação de salários e orientação para duas dúzias de fornecedores para pagar salários justos progressivamente. As avaliações forneceram aos fornecedores medições dos pontos fortes e fracos do sistema de fixação de salários e destacaram as ligações importantes entre remuneração e competências, remuneração e desempenho da empresa e a necessidade de um diálogo social eficaz no local de trabalho. Nos próximos anos, nos alinharemos às atividades do FLA para promover uma compensação justa da cadeia de fornecimento. Isso inclui foco específico em apoiar os influenciadores de salários, como negociação coletiva, práticas responsáveis ​​de compras, melhorias de produtividade e eficiência e validação dos dados reunidos em entrevistas com trabalhadores e gerentes. 

  • A SAÚDE NO LOCAL DE TRABALHO
1.     Eventos de promoção da saúde

Em uma base regular, a equipe de Gestão de Saúde, juntamente com Saúde e Segurança e todos os outros atores no setor de saúde organizam ativações e eventos para os nossos funcionários, como os dias de saúde. Essas iniciativas permitem que todos os funcionários se informem sobre tópicos de saúde e as ofertas existentes no local. Iniciativas de saúde são organizadas em todos os locais da sede, bem como em alguns centros de distribuição.
2.     Saúde e segurança no local de trabalho em sites
Nós estabelecemos diretrizes corporativas para saúde e segurança, que são usadas em nossos escritórios administrativos, centros de distribuição, lojas e locais de produção. Eles incluem padrões básicos de saúde e segurança no local de trabalho que complementam os requisitos regulamentares legais locais. Além disso, nossas maiores instalações de administração e o pequeno número de unidades de produção da empresa possuem sistemas abrangentes de gerenciamento de risco, saúde, segurança e meio ambiente coordenados pelo gerenciamento de instalações locais.
3.     Fisioterapia
No nosso centro de saúde na sede em Herzogenaurach, há dois fisioterapeutas certificados disponíveis para nossos funcionários, oferecendo várias técnicas de tratamento, por exemplo, terapia manual, terapia de treinamento médico, massagens ou drenagem linfática. 

4.     Política de AIDS/HIV

A adidas AG executa uma política de HIV / AIDS para toda a empresa que está disponível para todos os funcionários na intranet. A política é baseada na orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e contém:
§                                 Orientação geral sobre HIV / AIDS
§                                 Um guia do empregado

§                                 Diretrizes para gerentes de RH sobre cuidados e suporte no local de trabalho.




CIEE - Diversidade e Inclusão

Diversidade e Inclusão

A Ciee possui programas que visam incluir jovens que nunca possuíam emprego, e pessoas com deficiência, com o objetivo de integrá- las ao mercado de trabalho, trazendo mais conhecimento e experiências novas para a organização.

Para isso, conta com diversos programas cujo principal objetivo é promover a gestão da diversidade nas mais variadas empresas.

Programa Pessoas com Deficiência

Imagem promocional do Programa PCD

O CIEE possui cadastro de estudantes que cursam o Ensino Médio, Técnico e Superior. Além disso, tem firmado convênios com escolas de educação especial e instituições especializadas no atendimento e capacitação de pessoas portadoras de deficiências (física, sensorial, visual, auditiva ou mental). O objetivo é o de propiciar a colocação desses jovens no mercado como estagiários ou como trabalhadores registrados. Para pôr em prática esse serviço, a instituição criou um banco de dados com informações completas sobre os candidatos, bem como, sobre as instituições mantenedoras. "Com essa ação, acreditando no potencial desses jovens, entendemos que estamos auxiliando na luta pela igualdade das oportunidades, no combate à discriminação e ao preconceito", comenta Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE.

Programa Inclui CIEE

Imagem promocional do Programa Inclui CIEE

O INCLUI CIEE é um projeto de inclusão criado em 2018, que visa encaminhar candidatos com deficiência para vagas nas empresas que são parceiras do CIEE nos programas de estagio e/ou aprendizes, trabalhando as vagas para contratações como Estagiários, Aprendizes ou em Regime CLT para diversas empresas, nos mais variados ramos de atividades e diferentes cargos.
  O Inclui CIEE atuará como uma consultoria. Ele fará uma análise completa para entender se a empresa possui estrutura para receber um jovem com deficiência, qual o perfil da vaga que ela disponibiliza e o perfil necessário para preenchê-la, acompanhamento do processo seletivo pré e pós-contratação, entre outros.

Aprendiz Legal

Logotipo do programa aprendiz legal

Outro programa importante é o APRENDIZ LEGAL, que busca contribuir para a formação de adolescentes e jovens que saibam fazer novas leituras do mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade.

 É um programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem. A Lei determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos, para capacitação profissional (prática e teórica), cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados. É facultativa a contratação de aprendizes pelas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). 

O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE e a Fundação Roberto Marinho estão juntos nessa ação oferecendo à empresa a oportunidade de formar um profissional alinhado com o mundo do trabalho.

Jovens participantes do programa

Na experiência do Aprendiz Legal o jovem assume o papel de agente de desenvolvimento de sua própria carreira, de colaborador da empresa que o recebe, sua energia, sua criatividade, sua ousadia e sua tendência à contestação são canalizadas para renovar idéias, estruturas e processos.
Por acreditarem que o jovem deve ser protagonista, visto como responsável, capaz e decisivo, o método utilizado para a formação do aprendiz estimula a autonomia e a pró-atividade. Sua inserção social através do trabalho e da geração de renda está centrada no desenvolvimento de cidadãos social e economicamente bem-sucedidos, que façam a ponte entre a infância e a vida adulta conquistando auto-estima e responsabilidade.

Fontes: Página Índice do Programa Inclui CIEE e Reportagem do blog Segs
Disponíveis em: https://www.ciee.org.br/portal/estudantes/pe/pseletivo/index_incluiciee_jan18.asp
e http://www.segs.com.br/demais/108361-ciee-inaugura-o-inclui-ciee#ath